Para hoje reservámos o tema “ Como organizar o frigorífico?…”,

A verdade é que, apesar de não dar-mos a devida atenção a certos pormenores no nosso dia-a-dia, eles podem ser cruciais na conservação dos alimentos uma vez que podem retardar o aparecimento e desenvolvimento de microrganismos que também pode ser prejudiciais à nossa saúde.

Deixo-vos 5 conselhos essenciais ,super simples e fáceis de pôr em prática:

Embalar e fechar bem todos os alimentos, desta forma evitamos a transmissão de sabores e a conservação da cor, textura e aroma;
Ter atenção às validades, por vezes deixamos alguns produtos no fundo do frigorífico e quando damos conta já estão inapropriados para consumo;
Limpar as prateleiras frequentemente;
Manter a temperatura do nosso frigorífico por volta dos 4°C;
Não encher demasiado o frigorífico. Para manter a temperatura baixa o ar precisa de circular, se os alimentos estiverem demasiado juntos isso irá tornar esta ventilação mais difícil consumindo assim mais energia para que a temperatura se mantenha.
Apesar das portas dos nossos frigoríficos estarem desenhadas para a arrumação do leite e dos ovos, não o devemos fazer. A porta do frigorífico é a zona mais quente, posto isto, devemos optar por utilizá-la para alimentos que aguentem maiores oscilações de temperatura como a água, sumos, manteiga e condimentos.

O que deves guardar nas prateleiras superiores:

Restos/sobras de comida;
Refeições pré-feitas;
Bebidas;
O que deves guardar nas prateleiras inferiores:

Peixe;
Carne;
Ovos;
Iogurtes, leite, queijo e outros lácteos;
Fiambre e outros produtos de charcutaria;
Produtos de pastelaria;
Esta é a zona mais fria do frigorífico, e por isso, é onde os alimentos que se estragam com mais facilidade devem ser arrumados.

E nas gavetas inferiores?

Frutas;
Vegetais.
Apesar desta zona do frigorífico estar reservada tanto aos legumes como aos frutos,é aconselhável que os arrumemos em gavetas separadas, isto porque muitas frutas libertam uma substância designada etileno que condiciona a conservação dos alimentos. Ao colocar os vegetais juntamente com a fruta, estes irão amadurecer mais rapidamente.

Não se esqueçam ainda de lavar tudo muito bem antes de arrumar, uma vez que guardá-los diretamente no frigorífico pode ser prejudicial à saúde pois podem conter bactérias e micróbios.

Agora já não há desculpa para termos o frigorífico desorganizado ? E em caso de dúvida, a maioria dos produtos contêm no seu rótulo informação relativa ao modo de conservação.

Bora lá dar uma reviravolta a esse frigorífico, mãos à obra!!!