Alimentação Equilibrada - O que è e como è?

Numa época em que todos parecem saber o que é uma ‘alimentação equilibrada’ dado o imenso fluxo de informação sobre a temática, os maus hábitos e os maus indicadores de saúde prevalecem ou crescem, e o equilíbrio parece estar cada vez mais longe. Posto isto, a falha só pode estar no filtro da informação e/ou na implementação da teoria no nosso quotidiano e a solução assentará na criação de estratégias que facilitem ambas.

De uma forma muito prática, a alimentação equilibrada deverá ser uma alimentação adequada às características fisiológicas, antropométricas e emocionais de cada um, respeitando em simultâneo o seu quotidiano pessoal e profissional. Por base, deverá estar sempre uma culinária saudável (qualidade e quantidade dos ingredientes a utilizar e tipo de confeção farão toda a diferença), que permita manter saúde e sabor em cada prato; com os hortícolas como parte predominante; doses ajustadas de proteína (seja ela animal – onde o peixe, o ovo e as carnes magras deverão ser reis –, ou vegetal – com as leguminosas como principal referência) e um complemento em alimentos ricos em hidratos de carbono (arroz, batata, massa, entre outras opções). A pertinência de intercalar refeições intermédias entre as refeições principais deverá ser vista caso a caso, sendo que faz sentido na grande maioria dos casos.

Importante ainda reforçar que ter uma alimentação equilibrada não significa restrição ou sacrifício. Significa sim educar- se para a forma como se alimenta, num ajuste o mais personalizado possível, feito por profissional acreditado, que o conduza a uma qualidade de vida crescente.